segunda-feira, 21 de junho de 2010

História de Santa-Cruz/RJ (O bairro onde eu moro)




Visitei o Palacete Princesa Isabel (Um dos lugares onde ela ficou)

O Palacete Princesa Isabel construído na área da antiga fazenda imperial de santa cruz para ser a sede administrativa do Matadouro Público, foi inalgurado em 1881, com a presença do imperador Dom Pedro II. Edificação asombradada de construção solida, em pedra, tijolo maciço e cal, com tendência arquitetônica neoclássica, foi implantada e meio a um jardim em estilo inglês idealizado sob a orientação do urbanista francês Auguste Glaziou, que também concebeu os jardins da Quinta da Boavista e do Campo de Santana. São dessa época as figueiras centenárias que ladeiam o edifício, a alameda de oitis do Colégio Barão do Rio Branco e uma da pameiras imperiais defronte ao edifício. Verdadeiras sentinelas que ali permanecem e atestam um tempo fausto. O prédio abrigou uso escolar em 1886 a Escola Santa Isabel e e neste século a Escola Técnica Princesa Isabel. Atualmente abriga o Centro Cultural Municipal de Santa Cruz.

Santa Cruz (bairro do Rio de Janeiro)
Santa Cruz é um extenso e populoso bairro de classe média, média-baixa e baixa da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o mais distante da região central da cidade. Cortado pela Estrada de Ferro Central do Brasil (em trecho operado pela Supervia), possui uma paisagem bastante diversificada, com áreas rurais, comerciais, residenciais e industriais.

Possui 442 anos de história, estando nela preservados importantes monumentos. É, porém, um local de contrastes. É um dos bairros mais populosos.

Santa Cruz, primeiro bairro no Brasil a ter energia elétrica.
Bairro onde Dom Pedro II morou.

Hoje pela manha, quando o Sol estava nascendo eu e meu namorado Dhyogo, fomos caminhar e correr pela Avenida Brasil, Após 40 minutos de exercícios, fomos na Vila Olimpica para nos matricular na aula de natação, aproveitando ele me levou em varios lugares históricos aqui de Santa Cruz, foi muito emocionante por passei por lugares onde nunca me imaginei a conhecer, tirei foto em frente uma censala onde ficava os escravos, passei por um rio onde escorria todo o sangue dos bois, pois como muitos bois eram mortos para comercialização, havia muito sangue, então este sangue ia direto para um corrego do Rio, e este rio era tomado por muito sangue, Visitei a casa onde a Princesa Isabel ficava...

Mais pra frente estarei postando sobre Santa Cruz!

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABÉNS PELAS INFORMAÇÕES DO NOSSO BAIRRO É DE SUMA IMPORTÂNCIA, PARA QUE AS PESSOAS POSSAM ENTENDER COMO ESSE BAIRRO FAZ DE UMA SOMA HISTÓRICA PARA O RIO DE JANEIRO,MAS AO BRASIL
ATT. NELIO RAMILO