domingo, 28 de agosto de 2011

VM - Visual Merchandising

O que é Visual Merchandising?
Resolvi fazer este post, póis não há nenhuma resposta concreta na internet.
Diante da minha sabedoria vou explicar um pouco sobre o assunto.

Merchandising como é conhecido hoje, surgiu com o próprio marketing nos Estados Unidos na década de 30. Mas é uma atividade muito antiga, tanto quanto o sistema de vendas entre si.
Foi na Idade média quando os mascates (vendedores da época), escolhiam as principais ruas para expor suas mercadorias, gritando e concorrendo com outros vendedores.
Antigas lojas e balcões começaram a perceber o sucesso que as vitrinas faziam, quando as mercadorias expostas, vendiam muito mais que as não exposta. Foi na mesma época que a organização das lojas, pode ser comparada aos moldes que hoje conhecemos por Shopping Center.
A tarefa do Visual Merchandiser é cuidar da loja como um todo. O profissional tem que escolher o mobiliário, a disposição dos displays,a iluminação apropriada, as cores o som da loja, etc...

Digamos que há muitas definições:

*É a organização visual dos produtos no ponto de venda (PDV);
*É a "arte" de separar e agrupar produtos no ponto de venda;
*É o conjunto de técnicas utilizadas para valorizar a exposição dos produtos no ponto de venda;
*É a apresentação dos produtos no ponto de venda;
*É o modo como os produtos e estilos se apresentam visualmente no ponto de venda;
*É a comunicação visual dos produtos no ponto de venda.

Enfim, podemos dizer: Visual Merchandising são os recursos usados na loja, percebidos pelos olhos que proporcionam facilidades na escolha, compando a imagem da loja.

A arma Visual Merchandisng agrega valor, comunicação, facilita o acesso e acessora.

A organização visual permite ao cliente melhor percepção e visualização dos produtos expostos! Qualquer organização visual deve ser clara e objetiva. O cliente deve imediatamente identificar a proposta do que está sendo organizado. Afinal nosso cérebro decodifica mais fácil e rapidamente imagens de fácil leitura e interpretação.

Resumindo... Um bom profissional de Visual Merchandising faz o pior produto se tornar em um super produto. Exemplo: uma peça de roupa que nunca é vista com bons olhos pelo cliente, basta o VM criar uma fashion produção para aquela peça se tornar vista aos olhos do cliente.

É muito importante tambem usar a organização das cores! Como assim Roger?
O uso e a organização das cores, são fatores muito importante no "Visual Merchandising".
Pelo uso das cores das mercadorias pode-se criar diferentes efeitos pois, a cor é o primeiro impacto percebido pelo cliente, muito antes da forma, textura, etc...
Existem varias formas de trabalhar com as cores:
*Uma só cor;
*Uma cor e seu degradée, ou bloco de cores.


Por; Roger Hudson.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que é Visual Merchandising?
Resolvi fazer este post, póis não há nenhuma resposta concreta na internet.
Diante da minha sabedoria vou explicar um pouco sobre o assunto.

Para melhorar a sua sabedoria...leia "livros" sobre o assunto. Pode começar com o Merchandising no PDV que tem tudo isso.

Roger Hudson disse...

Aaah Muito obrigado pela dica.
Estou fazendo um curso pra aprimorar meus conhecimentos.
Mas eu vou comprar este livro. Vlw!
Gostária que se identifica-se.

Jhonatan Henrique disse...

Eu queria mais informações de como posso buscar algum livro ou especialização pra um dia poder atuar nessa área. Isso sempre me chamou a atenção, ficarei grato se puder me auxiliar nessa.

Anônimo disse...

Eu tenho uma empresa que faz Reprodução Temática para Vitrines , disposto a oferecer meus serviços para a Grande São Paulo ! Tenho FBK ( Marcio de B. Abduch ) e Blog: http://cenariosim.wordpress.com . Tenho referencias nesta área à mais de 10 anos e facilito valores . Prazo e Contrato fazem da Minha empresa a Honra de Compatibilidade e Qualidade. Fico a Disposição . No meu Blog tem meus contatos diretos.

( Arte em Vitrines )
PAINÉIS - CENÁRIOS - VITRINES
Reproduções Temáticas