terça-feira, 23 de junho de 2009

Hoje resolvi falar, como é aplicada as promessas de Deus.


Hoje estive estudando as promessas de Deus, busquei algumas Promessas na Biblía, e Deus ministrou muito ao meu Coração! as promessas de Deus, quando aplicadas à nossa vida, só fazem sentido se tiverem em conta a soberania de Deus e o seu propósito em cada ato.
Outro ponto que procurei estabelecer, como conceito-chave, foi para quem Deus pronunciou suas promessas na Bíblia. É importante essa definição porque nem todas se aplicam especificamente aos crentes da atualidade, embora as verdades espirituais que expressam tenham o mesmo valor para hoje. Nessa perspectiva, podemos classificar as promessas em quatro grupos distintos: 1) promessas gerais; 2) promessas individuais; 3) promessas para Israel, e 4) promessas para a Igreja.

No primeiro grupo estão, entre outras, as promessas da salvação, do batismo no Espírito Santo e da cura divina. Elas são para os que crêem. O segundo grupo compreende as promessas dadas individualmente aos vários personagens bíblicos, como Abraão, Isaque, Jacó, Noé, Ana, Raabe e muitos outros. Elas foram específicas e não podem ser tomadas como algo que deva acontecer da mesma forma hoje, ainda que o seu conteúdo espiritual permaneça válido. O terceiro grupo refere-se às promessas de Deus para Israel.. Infelizmente algumas heresias têm sido fomentadas nos arraiais evangélicos porque algumas dessas promessas são tomadas como se fossem também para a Igreja. Por último, o quarto grupo trata, aí sim, das promessas de Deus para a Igreja, como, por exemplo, a promessa da segunda vinda de Cristo.
Classificar as promessas dessa forma contribui para que o crente entenda o seu significado e não atribua para si algo que foi especificamente prometido para outra pessoa na história bíblica. O fato de Deus ter prometido a Ana um filho não significa agora que essa promessa, necessariamente, se estenda a todas as mulheres estéreis, embora Deus possa repetir o mesmo milagre segundo a sua soberania e o seu propósito, como demonstra a vida de piedosas servas de Deus ao longo do tempo. Ou seja, trata-se de uma promessa individual que Deus deu exclusivamente à Ana.
Assim como Deus cumpriu, no passado, as promessas feitas aos patriarcas e a outros personagens bíblicos, bem como ao povo de Israel, ele há de cumprir também as promessas feitas as salvos e à Igreja de maneira geral. Essa correlação entre as promessas de Deus cumpridas na história humana e aquelas que hoje alcançam o povo do Reino na face da terra assegura aos fiéis a segurança necessária para atravessar “montanhas e vales” até tomar posse da herança definitiva – a morada celestial.

Meus amigos, assim como Deus foi fiel com o rei Davi que era um ser humano tão pecador quanto nós e comparou sua promessa com a promessa de haver dia e noite, assim Ele é fiel para cumprir tudo aquilo que Ele prometeu a você através de sua palavra. Deus é fiel portanto mesmo que pareça que aquilo que o Senhor lhe prometeu não vai se cumprir lembre-se:...
Enquanto houver dia e noite o Senhor se lembrará do concerto que fez com você e está trabalhando pois Ele trabalha por aqueles que nEle esperam.
2 Pedro 3.9 diz ( Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pleo contrário, ele e longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que cheguem ao arrependimento ).
Podemos observar, que a tão esperada promessa feita pelo Deus vivo e único, ainda não se cumpriu pelo amor e misericordia de Deus.
Embora a humanidade esteja vivendo debaixo do pecado, Deus tem adiado a tão esperada promessa feita aos que estiverem vivenciando uma verdadeira vida crista na sua presença.
Mateus 16.26 diz ( Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ? Ou que dará o homem em troca da sua alma ? ).
Não podemos ficar anciosos pelas coisas materiais e sim procurar fazer a vontade de Deus e o mais Deus vai acrescentar conforme a nossa necessidade do dia a dia em nossas vidas.

Att. Roger Hudson Lopes

Que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: